Principado de Mônaco

Um micropaís surreal!

Depois de passarmos mais de um mês na Itália, partimos para conhecer o Principado de Mônaco, que seria o 33º e último país, da etapa europeia da nossa viagem ao redor do mundo.

Foram quase 300 quilômetros rodados, mas, como saímos tarde da Itália e ainda paramos em Gênova, quando chegamos no Principado já era quase meia-noite.

Como era tarde, nossa intenção era conseguir um local para estacionarmos e dormirmos, mas, para nossa surpresa, percebemos que, por dois motivos, isso era praticamente impossível.

Primeiro porque uma parte de Mônaco está localizada em um rochedo e, portanto, teríamos que descer de madrugada, por pistas estreitas, até chegarmos ao centro, que fica localizado à beira-mar e, segundo, porque lá não existem estacionamentos para veículos.

Assim, mesmo de madrugada, decidimos viajar mais 20 quilômetros, entrando em território francês para dormirmos em Nice e, no dia seguinte, de trem, retornarmos para visitar Mônaco.

monaco-2.jpgVista parcial do Principado de Mônaco

Localizado no sul da França, na famosa Cotê d'Azur, sob um penhasco à beira do mar Mediterrâneo, o Principado de Mônaco é o segundo menor país do mundo (maior apenas do que o Vaticano).

No entanto, aqui, tamanho não significa nada, pois Mônaco é um dos lugares mais luxuosos, ricos, e caros do mundo!

Não é à toa que este Principado fundado pela família Grimaldi, em 1297, é considerado um "paraíso físcal", por causa da isenção de impostos!

Reza a lenda que Francisco Grimaldi se disfarçou de monge (que em italiano significa monaco, por isso o nome do principado), para pedir esmola e refúgio na porta do castelo.

Após entrar, empunhou a sua espada que estava escondida debaixo do hábito religioso franciscano e assassinou o guarda.

Assim, seu primo Rainier I, o Senhor de Cagnes, junto com um grupo de soldados, conquistou a fortaleza.

Lendas à parte, essa cidade-estado soberana (ou microestado) perdeu a conta dos trunfos que a tornaram tão sedutora e irresistível, seja por seus palaces Belle Époque, cassinos, carrões, etc. Afinal, para muitos, Mônaco rima com glamour!

Mesmo que o país todo tenha menos de 2 km de extensão, por causa da topografia e do calor do verão, é impossível visitá-lo a pé.

Assim, tomamos um ônibus em direção à Mônaco Ville, no alto do penhasco, onde está localizado o Palácio do Príncipe (Palais Princier), uma das atrações desse micropaís.

O local onde atualmente vive a família real, recebe diariamente, turistas de todo o mundo, apaixonados por sua arquitetura e história.

castelo-ideal.jpgPalácio do Príncipe de Mônaco

Na verdade, para padrões europeus, o palácio é bem simples, no entanto, a vista lá de cima é magnífica, pois ele foi edificado no topo do rochedo, onde em 1205, havia um palácio genovês.

De lá, é possível visualizar o luxuoso porto de Monte Carlo, o qual serve de cenário para os majestosos iates que estão aportados por ali.

monaco-8.jpgVista do Porto de Monte Carlo, em Mônaco

Nós, em Mônaco

É lá embaixo que está localizado o Circuito de Mônaco, onde ocorre, anualmente, o famoso Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.

Circuito também é palco de competições de boxe, apresentações de moda e outros eventos de grande repercussão cultural.

circuito-de-monaco.jpgVista parcial do Circuito de Fórmula 1 de Mônaco

Enquanto descansávamos, antes de continuarmos nosso passeio pelas ruelas de Mônaco Ville, aproveitamos para fazer um lanche em um dos muitos bares e restaurantes localizados próximo ao Palácio.

Como aqui é considerado um dos países mais caros do mundo, não precisamos nem comentar que o valor do lanche foi "bem salgado", não é?

comercio-1.jpgRuelas comerciais em Mônaco Ville, em Mônaco

Na sequência, fomos visitar a belíssima Catedral de São Nicolau, também conhecida como a Catedral de Mônaco, local do casamento da atriz norte-americana Grace Kelly com o Príncipe Rainier III, em 1956. Construída totalmente em pedras brancas, a Catedral abriga os túmulos de muitos dos membros da Dinastia de Grimaldi.

igreja-1.jpgCatedral São Nicolau, em Mônaco

Em frente à Catedral, encontra-se o lindo prédio do Palácio da Justiça de Mônaco, o qual foi construído com pedras de origem marinha, composta de minúsculos seixos, sendo que, em uma pequena parte da construção, é possível visualizarmos conchas de moluscos.

igreja-2.jpgPalácio da Justiça de Mônaco

Após a visita ao Palácio da Justiça, fomos passear no bucólico Jardim Exótico (Jardin Exotique).

Andar pelos seus caminhos sinuosos do jardim, admirando algumas obras em forma de esculturas, as plantas locais, os rochedos, o mar e, principalmente, a vista incrível da Côte d'Azur, é realmente gratificante.

jardim-1.jpgEstátua no Jardim Exótico, em Mônaco

monaco-3.jpgVista de Mônaco, dos altos do Jardim Exótico

Depois de visitarmos o jardim, tomamos um ônibus e fomos conhecer Monte Carlo, a principal atração de Mônaco, conhecido pelo seu lendário cassino, pelas lojas de grifes, hotéis e restaurantes incríveis!

Construído em 1863, por Charles Garnier, o mesmo arquiteto da Ópera de Paris, o seu atrium é todo pavimentado de mármore e rodeado por 28 colunas jônicas de ônix.

O famoso cassino foi instituído, em 1856, por Carlos III para salvar-se da falência. Como o cassino deu certo, o rei acabou livrando o povo dos impostos e, em sua homenagem, a região passou a chamar-se de Monte Carlo.

monaco-5.jpgCassino de Monte Carlo, em Mônaco

Não se espante ao se deparar com carros luxuosos e caríssimos (tipo Lamborghini, Mercedes, Rolls Royce e Ferrari), fontes e esculturas da Bella Époque — tudo isso faz parte do visual requintado de Mônaco.

eu-e-os-carroes.jpgCarros luxuosos e caríssimos em Mônaco

Seguimos mais um pouco até chegarmos ao One Monte Carlo, um novíssimo bairro de moda, com dezenas de lojas luxuosas, de todas as grifes que você já sonhou conhecer!

O bairro é um verdadeiro shopping a céu aberto, com arquitetura moderníssima e as últimas novidades de Chanel, Dior, Prada, Bottega Veneta, Rolex, Balenciaga e outras famosas grifes

monaco-4.jpgOne Monte Carlo e suas lojas de grife em Mônaco

O Centre Commercial du Métropole e suas lojas de grife, em frente aos jardins do cassino, aguardam os turistas sob um magnífico lustre de época e uma profusão de mármores, em um ambiente dos mais belos.