Alemanha - Rota Romântica

Uma viagem de Conto de Fadas!

Rota Romântica 

Após saírmos de Augsburgo, onde tivemos o privilégio de participar do casamento do Florian com a Milena, filha dos nossos amigos Cau e Vânia, seguimos em direção ao centro do país para percorrermos a Rota Romântica.

Quem não ouviu falar, pelo menos uma vez, sobre a famosa Rota Romântica da Alemanha?

Já imaginaram viajar quase 400 km, entre vales, florestas, campos e montanhas, conhecendo 28 cidadezinhas medievais?

Conhecida também por Romantische Straße, é uma estrada localizada na região da Baviera, que vai de Fussen, ao sul, até a Wurzburg, ao norte.

rota-2-site-1.jpgCena típica da Rota Romântica

O nome Rota Romântica, começou a ser utilizado, a partir de 1950, como forma de voltar a impulsionar o turismo na Alemanha, após a Segunda Guerra e, por que não dizer, para apagar a imagem do nazismo, que até hoje mancha a imagem do país.

Para se ter uma ideia do potencial turístico da Rota, foram 2 milhões de turistas que a visitaram, em 2016. Se pensarmos que, no mesmo ano, o Brasil todo recebeu 6,6 milhões, isso significa que ela, sozinha, recebeu o equivalente a um terço.

As cidades não são grandes, pelo contrário, a maioria delas, são pequeninhas. Mas, o importante mesmo está na beleza do conjunto. 

Para apreciar a beleza das cidades, o ideal é passear, lentamente, pelas ruazinhas de pedras, pelas praças, apreciando, tudo, inclusive as flores, que são muitas, tanto nas estradas, como na ornamentação das casas.

peiting-ideal-1.jpgFlores, um fato marcante na Rota

rua-insta.jpgBeleza em cada detalhe da Rota

Esta não é uma rota que, necessariamente, todas as cidades têm algum monumento esplendoroso.

Pelo contrário, a beleza está em se apreciar o belo e os pequenos detalhes. Este é o encanto deste tipo de viagem!

rota-4-site.jpgUm dos cartões-postais da Rota

rota-3-site-1.jpg
Arquitetura típica das casas da Rota

Diferente de outras rotas cenográficas, aqui, o mais interessante são as cidades, não o caminho. Por isso, é importante seguir as placas indicativas de Romantische Straße e, não apenas o gps.

Se seguíssemos apenas o Maps.me (o app que utilizamos nessa nossa viagem ao redor do mundo), muitas vezes iríamos sair da Rota e iríamos para a autoestrada.

Por serem cidades medievais, algumas são cercadas de muralhas e, muitas delas, ainda possuem um  pórtico na entrada, o que nos dá a sensação de que, literalmente, estamos "viajando no tempo"!  

rota-11-site.jpgPórticos, uma das características das cidades

rota-12-site.jpgUm dos tantos pórticos, na entrada das cidades

Outra atração das cidadezinhas são as igrejas. Coloridas ou não, pequenas ou grandes, todas são lindas! Muitas igrejas possuem torres góticas, o que realça mais ainda a beleza delas. 

torre.jpgTorres góticas em alguma cidades da Rota

 rota-7-site-1.jpgNós, em uma das inúmeras igrejas da Rota

rota-6-site-2.jpgNosso motorhome, cruzando a Rota

Em outras cidades, muitas vezes encontramos lagos, que como este, localizado ao lado das muralhas, formam uma bela imagem, por causa do contraste com as águas esverdeadas. 

nordlingen.jpgAlguns dos lagos encontrados na Rota

O trajeto é realmente lindo! Quando entramos em algumas das cidadezinhas, até parece que o tempo parou... parece que estamos na Idade Média, afinal, é a origem da arquitetura da grande maioria delas.

rota-5-site-1.jpgCasarões típicos da Rota

Como a viagem parece ser um Conto de Fadas, é claro que não poderiam faltar os castelos, não é mesmo?  

Depois de nos encantarmos, visitando várias das cidadezinhas, chegamos ao grande final – ou grande começo, da viagem pela Rota Romântica: o vilarejo de Schwangau, onde estão os famosos castelos reais de Hohenschwangau e de Neuschwanstein.

rota-8-fussen-site-1.jpgCastelo de Hohenschwangau, em Schwangau

Para nós, o belíssimo Castelo de Neuschwanstein, localizado às margens do lago Lech e ao pé  dos Alpes, é o grande destaque do percurso.

Afinal de contas, não é à toa que ele é considerado o principal cartão-postal da Rota Romântica.

Construído no século XIX. pelo rei dos famosos Contos de Fadas, Ludwig II da Baviera, ele serviu de inspiração para um do maiores símbolos dos estúdios da Walt Disney, o Castelo da Cinderela

rota-10-fussen-nos-site-1.jpgVista parcial do famoso Castelo Neuschwanstein

rota-9-fussen-site.jpgNós, no famoso Castelo Neuschwanstein

Muitas pessoas perguntam quais são as cidades mais bonitas a serem visitadas. É dificil responder a este tipo de pergunta, afinal, cada uma delas tem seu charme especial.

Como não visitamos todas, entre as que visitamos, Rothenburgo O.d.t., Dinkelsbühl, Donauwörth, Peiting, Schwangau e Fussen foram as que mais nos encantaram!

 

* * * * *